Pionus

Pionus fuscus - maitaca-roxa

A maitaca-roxa mede de 24 a 26 cm. de comprimento. Coloração geral azul-violeta escuro, mancha vermelha ao redor da narina, e lados do pescoço manchados de branco em diferentes proporções. Ventralmente, contrasta o corpo pardo escuro com as asas azul-violeta e o vermelho da rabadilha e da base do rabo.

Habita na floresta sub-andina nublada, floresta úmida e áreas desmatadas entre 1200 e 1800 m. Espécie pouco comum, voa solitária ou em pequenos grupos no dossel da floresta.

Distribuição descontínua: Noroeste da Colômbia, sudeste da Venezuela e Guianas até o nordeste do Brasil.

Pionus maximiliani - maitaca-verde

A maitaca-verde pesa cerca de 260g e mede 25 cm. Tem a cabeça cinza-azulada, abaixo do pescoço tem uma faixa roxa, bico amarelado, asas verdes e ponta do rabo vermelho. Emite vocalização muito similar a do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). A subespécie P. m. siy (presente na Bolivia) é mais escura na cabeça, com a parte de trás verde-amarelado e o azul da garganta mais claro.

Vive em uma variedade de hábitats que incluem florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas, até os 2.000 m. Geralmente gregário, voam em bando de 6 a 8 indivíduos, por vêzes até de 50 aves quando a comida é abundante. Costumam banhar-se em lagos para se refrescar. É um dos mais abundantes psitacídeos em sua área de ocorrência.

Ocorre desde o Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do Brasil, Paraguai, Bolívia até o norte de Argentina.

Pionus menstruus - maitaca-de-cabeça-azul

Pionus reichenowi - maitaca-de-barriga-azul

Referências